IPTU de Salvador: mais de 400 mil boletos vencem nesta quarta-feira (5)
Mais de 400 mil boletos do IPTU vencerão nesta quarta-feira (5) em Salvador. O valor corresponde à cota única ou à primeira parcela do imposto de 2025, de acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Ao todo, 553 mil contribuintes foram notificados e puderam escolher a data de pagamento entre 1º e 28 de fevereiro.
Quem optar pelo pagamento em cota única até a data estipulada receberá um desconto de 7%. Caso contrário, o imposto poderá ser parcelado em até 11 vezes, sem direito ao desconto.
Os pagamentos podem ser realizados pelo site da Sefaz, através da ferramenta Pague Fácil, terminais de autoatendimento, agências bancárias credenciadas, casas lotéricas e internet banking. Caso não tenha recebido o boleto, é possível emitir a segunda via pela internet, no portal da Sefaz, ou nos postos de atendimento.
A Sefaz alerta para as consequências do não pagamento, que incluem juros, multas, negativação do nome e até penhora do imóvel. A Prefeitura de Salvador anunciou, em dezembro de 2024, um reajuste de 4,87% no valor do imposto, baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2023 e 2024. A correção do IPTU será atualizada apenas pela inflação acumulada nos últimos 12 meses, sem aumento real. A Prefeitura afirma que evita o aumento real do tributo há 11 anos.
A faixa de isenção do IPTU também foi atualizada e agora atinge imóveis com valor venal de até R$ 138.341,53. Com isso, cerca de 284 mil imóveis estão isentos, o que representa um aumento de aproximadamente 14 mil isenções em relação ao ano passado.