Tocha olímpica chega a Marselha em meio à segurança rígida

 Tocha olímpica chega a Marselha em meio à segurança rígida
Compartilhe

A chama olímpica chegou nesta quarta-feira (8), em Marselha, na França, faltando menos de 80 dias para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris. Com um rígido esquema de segurança, a cidade francesa organizou uma cerimônia para receber a tocha, que deixou a Grécia em 27 de abril.

A tocha foi trazida para terra por Florent Manaudou, campeão olímpico francês de natação masculina nos 50 metros livre em 2012, que a entregou ao atleta paraolímpico Nantenin Keita, medalhista de ouro nos 400 metros nos Jogos do Rio em 2016. Então passou para o rapper Jul, nascido em Marselha, que acendeu o caldeirão na frente de uma multidão extasiada estimada em 150 mil pessoas.

Cerca de 6.000 agentes da lei, incluindo franco-atiradores e unidades caninas, protegeram o Porto Velho de Marselha, um teste de resistência para os organizadores de Paris 2024, com a França em seu estado mais alto de alerta de segurança contra um cenário geopolítico complexo.“É um nível de segurança sem precedentes”, disse o ministro do Interior, Gerald Darmanin. “A vida continua em Marselha, mas sob grande segurança.”

A tocha olímpica será carregada por cerca de 10 mil portadores antes de chegar a Paris, no dia 26 de julho, para a cerimônia de abertura dos Jogos.