Salvador terá clube dedicado ao surfe na Praia de Jaguaribe

 Salvador terá clube dedicado ao surfe na Praia de Jaguaribe

Foto: Lucas Moura/ Secom PMS

Compartilhe

Ainda este ano, a capital baiana receberá o Clube do Surf na Praia de Jaguaribe. Com desenho moderno e acessibilidade, o espaço possuirá uma área para abrigar pranchas, sanitários, chuveiro, vestiário e local para a realização de reuniões, pequenas palestras, orientações ou encontros. O equipamento será construído com materiais anticorrosivos para uma maior durabilidade diante da maresia presente na região.

“É um clube em homenagem a Márcio Freire, surfista baiano de ondas grandes que faleceu após um acidente enquanto surfava em Nazaré, Portugal. Então, é um espaço que terá aproveitamento. Os surfistas vão poder guardar suas pranchas, ir à praia, terão um espaço para discutir a questão do surfe, que já tinha muita força e, com as Olimpíadas, ganhou ainda mais visibilidade. O local terá toda a infraestrutura de apoio aos surfistas das praias de Jaguaribe e Pituaçu, que são locais muito frequentados por praticantes dessa modalidade esportiva”, explica a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield.

Campeão do circuito mundial em 2000, Armando Daltro, 51 anos, é também proprietário da Escola de Surf que carrega o seu nome em Jaguaribe. A escola vai fazer 20 anos e conta com uma média de 300 alunos frequentes e mais alguns avulsos. “Esse espaço deve ser um pontapé inicial para a criação de estruturas que facilitem a vida do praticante, tanto aquele que tem bom poder aquisitivo como o que não tem. Vai ser mais fácil guardar o equipamento e também uma alternativa para muitos profissionais liberais que querem fazer surfe de manhã cedo, pois vai proporcionar melhor estrutura e segurança”, destaca.

“Há quem não pratique o surfe, devido às dificuldades para tomar banho, trocar de roupa e guardar o material. Eu considero, portanto, uma ação inicial para melhorar a estrutura de recebimento desse tipo de praticante. E é um projeto que futuramente pode abranger também o stand up paddle e o kitesurf que são modalidades que dependem da proximidade da praia e de um local seguro para guardar os equipamentos”, conclui.