Ministério do Esporte estuda reajuste do Bolsa Atleta após 12 anos

 Ministério do Esporte estuda reajuste do Bolsa Atleta após 12 anos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Compartilhe

Nesta terça-feira (19), o ministro do Esporte André Fufuca anunciou que o governo federal estuda conceder um reajuste no programa Bolsa Atleta, a partir de 2024. O benefício está congelado há 12 anos. O anúncio ocorreu após uma reunião, no Palácio do Planalto, em que o presidente Lula (PT) recebeu uma delegação de atletas que participou da última edição dos Jogos Pan-americanos e Parapan-Americanos, em Santiago, no Chile, entre outubro e novembro deste ano.

“Hoje é um dia em que o presidente Lula fez questão de receber os atletas que representaram o Brasil tanto nos Jogos Pan-americanos quanto no Parapan. Tivemos um ano de realizações importantes a nível do esporte internacional do nosso país”, destacou o ministro para a Agência Brasil.

“Estamos falando aqui da atualização do Bolsa Atleta, do Bolsa Pódio. São programas que, alguns há 10, outros há 12 anos, não têm qualquer tipo de reajuste. E tem toda a sensibilidade do governo federal para poder avançar em resposta a essas ações”, acrescentou.

Segundo Fufuca, o reajuste deve ser para corrigir a inflação ao longo de todo esse período sem aumento.

O Bolsa Atleta foi criado em 2005, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa é considerado um dos maiores do mundo de patrocínio direto aos desportistas e tem o objetivo garantir condições mínimas de preparação esportiva aos atletas brasileiros, a partir dos 14 anos de idade.