Festa de São Lázaro ocorre neste domingo (28)

 Festa de São Lázaro ocorre neste domingo (28)

Bruno Concha / Secom PMS

Compartilhe

A Festa de São Lázaro é celebrada todo ano no último domingo de janeiro, na Igreja de São Lázaro e São Roque, na Federação. Muito além das missas e da tradicional procissão, ela está, ao lado da Lavagem do Bonfim e da Festa de Santa Bárbara, entre as celebrações de maior sincretismo religioso de Salvador, fundindo visões distintas em busca do bem comum.

A celebração, que acontece neste domingo (28), resume uma preparação festiva de três dias – o tríduo – e remete a santos de cura, entidades às quais se atribuem melhoras de saúde, relação aos pedidos de bênçãos e agradecimentos por graças alcançadas.

Composta por missas, procissões e a manifestação pública, a Festa de São Lázaro tem celebrações internas com missas às 9h, 11h e 13h, além de uma missa solene às 15h, seguida de procissão até a região do cemitério do Campo Santo, retornando ao templo religioso para o encerramento da parte religiosa com a benção do Santíssimo Sacramento. Lá fora, mães, pais e filhos de santos – além de adeptos, turistas e simpatizantes -, realizam os atos referentes à lavagem das escadarias, banhos, distribuição de passes e bênçãos referentes ao sincretismo com Omolu/Obaluaê.

A festa tem início às 6h do domingo (28), com uma alvorada de fogos. As missas acontecem às 7h, 9h e 11h. Já às 15h acontece uma missa solene seguida, às 16h, de uma procissão. Às 18h acontece a bênção do Santíssimo Sacramento. Antes, no sábado (27), às 11h, acontece a lavagem das escadarias, tudo isso alinhado à participação popular.