Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, recebe competição nacional de voleibol sub-16
Foto: Divulgação
O Campeonato Brasileiro de Voleibol de Seleções Sub-16 Masculino – 1ª Divisão acontece nesta semana na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas. Com a presença de dez representantes dos estados, divididos em dois grupos, e cerca de 120 atletas com até 15 anos, a competição começou nesta terça-feira (28), com as duas primeiras rodadas da fase de grupos. A equipe da Bahia estreia às 18h30 contra o Mato Grosso do Sul.
Além das duas equipes, o local recebe as seleções do Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco e Rondônia, que buscam as três primeiras colocações que garantem acesso à divisão especial nacional da categoria. As piores seleções são rebaixadas para a segunda divisão.
As partidas, todas em melhor de três sets, da primeira fase, seguem até quinta-feira (30), com início às 8h e a última do dia prevista para começar às 18h30, até quarta-feira (29), e às 12h30 na quinta. Na sexta-feira (31), serão realizadas as disputas do 5º ao 8º lugar, a partir das 8h, e, logo depois, as semifinais e a disputa do 9º lugar. Já o sábado tem as últimas disputas para fechar as colocações finais na competição pela manhã e a grande final às 14h.
Essa será a primeira competição nacional no estado após dez anos. O presidente da Federação Baiana de Voleibol (FBV), Eduardo Souza, agradeceu o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na realização do evento e com a disponibilização da elogiada Arena de Esportes da Bahia.
“Nós, atualmente, podemos falar que o voleibol da Bahia tem uma casa, com a sede dada na Piscina Olímpica, que ficou ótima, e um parceiro forte por causa da Sudesb. Passamos por um período com pouco apoio e sem locais adequados para treinar e jogar. Mas, com a Arena de Esportes temos a melhor praça esportiva da Bahia para realizarmos grandes competições como esta e até eventos maiores”, afirma Eduardo.
Sobre a expectativa da equipe da Bahia na competição, ele espera ser um marco para a modalidade no estado, conseguindo se estruturar para chegar mais longe nas próximas edições. “Com o período de pandemia e por até então não termos espaço para jogo, esperamos, pelo menos, nos mantermos na primeira divisão, mas claro que o objetivo e a torcida é para ganharmos e nos classificarmos. Estaremos mais preparados nos próximos campeonatos. Eu já soube que as equipes do Distrito Federal, Mato Grosso e Pernambuco vêm com equipes muito fortes e são os favoritos”, finaliza.