Quatro baianos integram delegação de canoagem de velocidade nos Jogos Olímpicos Paris 2024
Na quinta-feira (04/07), foi divulgada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) a lista dos atletas que disputarão as provas olímpicas de 06 a 10 de agosto, em Vaires Sur Marne, França, comunidade distante cerca de 30 quilômetros de Paris, sede dos Jogos.
Isaquías Queiroz, Jacky Godmann, Mateus Nunes e Valdenice Conceição são os quatro baianos que irão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Integram, ainda, a delegação brasileira de provas de velocidade, os canoístas Ana Paula Pergut (Paraná) e Vagner Souta (Mato Grosso).
Dos baianos convocados, Mateus Nunes, 18 anos, e Valdenice Conceição, 34, farão suas estreias em Jogos Olímpicos. Já Isaquías Queiroz, único atleta convocado em mais de uma prova – ele disputará o C1 1000m e o C2 500m – vai para sua terceira Olimpíada, enquanto Jack Goldman está em sua segunda edição.
Primeira mulher brasileira a participar de uma prova de canoagem em uma Olimpíada, Valdenice Conceição comemora a representatividade feminina ganhando espaço nas Olimpíadas, especialmente com o número igual de atletas homens e mulheres.
“Como mulher no esporte, eu vi a luta para alcançar essa igualdade. Para mim, foi uma grande vitória ver a nossa entrada e agora poder representar ainda mais. É muito gratificante estar nas Olimpíadas e ver a igualdade no esporte acontecendo, especialmente para nós mulheres. O clima olímpico é único, tanto para os estreantes quanto para os medalhistas veteranos”, explica Valdenice, que disputa o C1 Feminino 200 metros.
Mateus Nunes também comemora sua primeira Olimpíada “Com certeza, é um privilegio estar nas olimpíadas pela primeira vez, ainda mais com a idade que eu tenho hoje. Estar aqui com os melhores atletas do mundo é gratificante demais. Vai ser um orgulho poder representar o meu país”, conclui Matheus que competirá no C1 Masculino 1000 metros.
O treinador, Lauro de Souza Júnior, explicou o critério para a convocação de Matheus. “Temos grandes atletas que estão surgindo na canoagem brasileira, e o nosso objetivo é tornar o Brasil em uma potência olímpica. O Matheus Nunes fez as melhores marcas depois de Isaquías Queiroz e ficou com a vaga. Nosso processo de escolha é na água, tudo depende da performance nos treinos e competições. A modalidade não é subjetiva, então quem chega na frente com o melhor tempo ganha”, explica Lauro.
Brasileiros convocados:
Isaquias Queiroz – C1M1000 e C2M500;
Jacky Godmann – C2M500;
Mateus Nunes Bastos – C1M1000;
Ana Paula Pergutz – K1W500;
Valdenice Conceição – C1W200;
Vagner Souta – K1M1000.