Felipe Massa formaliza processo contra a F1 para ser reconhecido campeão de 2008

 Felipe Massa formaliza processo contra a F1 para ser reconhecido campeão de 2008

Foto: Divulgação/Ferrari

Compartilhe

Nesta segunda-feira (11), o piloto brasileiro, Felipe Massa, formalizou um processo em Londres contra a Formula One Management (FOM), entidade que organiza o Mundial de Fórmula 1 (F1), a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o ex-CEO da FOM, Bernie Ecclestone, para ser reconhecido como campeão da edição de 2008 do Mundial.

O ex-Ferrari, de 42 anos, também salientou que quer receber uma indenização por danos morais e materiais – os valores pedidos, porém, não foram expostos.

Em 2023, Massa declarou ser o “verdadeiro” campeão de 2008 devido ao incidente conhecido como “Crashgate” ou “Singapuragate”, que acabou marcando o fim daquela temporada com Lewis Hamilton levantando a taça. Segundo o piloto, seu caso será julgado pela Suprema Corte de Justiça da Inglaterra.

Entenda o caso

Felipe Massa, que se aposentou da F1 em 2017, estava liderando o Grande Prêmio de Singapura de 2008 , quando, na 14ª das 61 voltas totais, o também brasileiro Nelsinho Piquet bateu, de propósito, o Renault que pilotava contra o muro.

A batida forçou a entrada do safety car, que acabou beneficiando o companheiro de Piquet na Renault, o espanhol Fernando Alonso, que ganhou a corrida. Massa, por sua vez, não pontuou depois de um desastre da Ferrari no momento da parada (pit stop).

Hamilton, que à época corria pela McLaren, acabou sendo campeão com um ponto de vantagem sobre Massa, ganhando o 1º de seus sete títulos mundiais.

Felipe Massa iniciou os procedimentos formais para poder entrar com um processo contra FOM e FIA em agosto do ano passado, formalizando agora a ação na Justiça inglesa.