Brasil conquista prata inédita por equipes no Mundial de ginástica

 Brasil conquista prata inédita por equipes no Mundial de ginástica

Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Compartilhe

Esta quarta-feira (4) ficará marcada na história do esporte brasileiro, principalmente para a ginástica. O Brasil se afirma na ginástica artística ao conquistar a medalha por equipes no Mundial de Ginástica Artística, sediado na Bélgica

As ginastas Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares deram um show na final da Antuérpia e conquistaram um pódio inédito para o país: prata por equipes femininas em um Mundial. O Brasil ficou atrás apenas dos Estados Unidos, comandados por Simone Biles. E fechando o pódio, a França ficou com o bronze.

O Brasil começou sua participação na final por equipes pelos aparelhos que as brasileiras tinham mais dificuldade. Desta forma, o time chegou na metade da decisão brigando para ficar com o quinto lugar. Contudo, as apresentações no solo e no salto levaram com que a equipe e conquistasse a primeira medalha por equipes da ginástica brasileira fosse confirmada.

A comemoração foi regada a muitas lágrimas. A ginasta Jade Barbosa, aos 32 anos, volta ao pódio de um Mundial depois de 13 para receber a sua primeira medalha de prata (já tinha dois bronzes). Rebeca Andrade, que é medalhista olímpica, chegou a cinco medalhas em Mundiais. Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Júlia Soares e a reserva Carolyne Pedro subiram pela primeira vez no pódio de uma grande competição da ginástica.

“É o trabalho de muitas pessoas. Uma lista gigante. Hoje firmamos a escola de ginástica do Brasil. Fizemos incríveis escolhas. Estamos tão felizes. Mostramos que nosso trabalho está no caminho certo. A gente imaginava terceiro, que podíamos, mas a segunda posição é muito melhor”, disse Jade Barbosa.