Moraes manda prender Collor por lavagem de dinheiro

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió, Alagoas. A informação foi confirmada pela defesa de Collor.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão imediata do ex-presidente nesta quinta-feira (24). A ordem veio depois que o STF rejeitou os últimos recursos da defesa contra a condenação por corrupção e lavagem de dinheiro.

Na decisão, Moraes afirmou que os recursos tinham caráter apenas protelatório e autorizou o início do cumprimento da pena. O ministro também pediu ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que leve o caso ao plenário virtual. A votação está marcada para começar às 11h desta sexta-feira (25) e segue até 23h59 do mesmo dia.

O STF condenou Collor em 2023 por participação em um esquema de propina na BR Distribuidora, empresa ligada à Petrobras. De acordo com o Ministério Público, o ex-presidente recebeu quase R$ 30 milhões em vantagens indevidas entre 2010 e 2014, durante negociações de contratos na área de combustíveis.

A condenação foi mantida em novembro do ano passado, por 6 votos a 4, e o Supremo recusou os argumentos apresentados pela defesa.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress