Wagner: ‘Operação onde morrem mais de 100 jamais será exitosa’

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em oposição à avaliação do governador do Rio de Janeiro, o senador Jaques Wagner (PT-BA) classificou como um fracasso a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, que resultou em aproximadamente 130 mortes nesta terça-feira (28). Durante entrevista à rádio Band FM, em Vitória da Conquista, na Bahia, o parlamentar afirmou que “uma operação na qual morrem mais de 100 pessoas jamais será exitosa”.

A declaração vai na contramão do posicionamento do governador Cláudio Castro (PL-RJ), que considerou a ação um sucesso. Wagner defendeu uma mudança de estratégia no combate à criminalidade, priorizando o ataque às fontes de renda das organizações criminosas.

“Eu acredito na eficácia de operações que combinam inteligências e desmontam aquilo que é o ponto central no crime organizado, que é o cofre, o financiamento. Fizemos isso recentemente e atingimos o centro financeiro de São Paulo [Faria Lima], que tinha ligação com o PCC”, explicou.

Como exemplo, também citou a Operação Primus, realizada na Bahia, que teria bloqueado mais de R$ 6,5 bilhões ligados ao crime. “Nós temos que focar não em uma operação de guerra, mas estourar o bolso de quem financia o crime”, disse, reforçando a importância de aprovar a PEC da Segurança para integrar esforços.

O senador também fez uma crítica a quem tenta capitalizar politicamente com a tragédia. “Quem quiser tirar fatura política com o que aconteceu ontem no Rio de Janeiro está no caminho errado. Nós temos que dar as mãos porque a questão da segurança é um problema mundial. Acho que temos que tratar desse assunto com a seriedade que ele merece”, completou.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com