O senador Jaques Wagner (PT) desmentiu, nesta terça-feira (29), ter entrado em contato com o ex-presidente americano George W. Bush para intermediar negociações contra o “tarifaço” proposto por Donald Trump. A informação foi confirmada durante entrevista ao vivo à CNN Brasil nos Estados Unidos.
Wagner integra uma comitiva de parlamentares brasileiros que atua nos EUA para reverter a possível imposição de taxas sobre produtos nacionais. A negociação ocorre em meio a tensões comerciais entre os dois países. O petista sinalizou que o grupo de senadores foi para o país norte-americano com o intuito de “abrir portas”.
“Se você perguntar se eu tenho expectativa imediata: imediata não, mas a política é isso mesmo. Você vai fazendo um processo de acumulação de conquistas, diálogo e abertura de novos networkings. Estamos fazendo o serviço completo. Falando com os empresários. Aqui vamos falar com a classe política”, disse.
Mais cedo, a assessoria do senador informou, por meio de nota, que “não houve telefonema para o ex-presidente George W. Bush”.
A especulação sobre o contato surgiu devido à relação próxima entre Bush e o ex-presidente Lula (PT), que governaram simultaneamente entre 2001 e 2009. Na época, Wagner, então ministro do Trabalho, participou de encontros entre os dois líderes.