A Bahia reativou, nesta quinta-feira (8), a rota aérea direta com a Cidade do Panamá, ampliando sua conexão aérea internacional com as Américas. O voo inaugural da Copa Airlines foi recebido no Aeroporto Internacional de Salvador pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que destacou o potencial da nova ligação para o turismo e os negócios. A operação é um resultado direto da nova lei estadual de incentivo à aviação internacional.
“Retomamos aqui um fluxo importante, que é o Panamá. Consegue levar e trazer as pessoas para diversos outros países, então é o turismo se fortalecendo, não só o turismo do Carnaval, da cultura, mas também o turismo de negócio. Um conjunto de valores que nós temos e a Bahia se destaca nisso”, afirmou o governador.
A medida é sustentada pela Lei Estadual nº 14.789, que autoriza subsídios para companhias aéreas internacionais que operem no estado, com impacto orçamentário anual de até R$ 20 milhões. “O governo da Bahia mantém um programa de prospecção de voos internacionais, com subsídio às operações, visando ampliar o fluxo turístico e gerar mais emprego e renda para os baianos”, explicou o secretário do Turismo, Maurício Bacelar.
Os voos entre Salvador e a capital panamenha ocorrem quatro vezes por semana, com horários planejados para facilitar as conexões no Hub das Américas, o Aeroporto Internacional de Tocumen. A gerente de vendas da Copa Airlines para o Brasil, Monica Afonso, ressaltou o alcance da nova rota. “Essa é uma data super importante, porque a Copa Airlines vai promover essa conectividade do soteropolitano ao Panamá, para mais de 85 cidades, em 32 países, isso, com certeza, vai fomentar cultura, vai fomentar os negócios e vai fomentar turismo”, comentou.
Com a nova operação, a Bahia passa a estar ligada a aproximadamente 300 destinos em todo o mundo através da rede da companhia. Além de destinos panamenhos e colombianos, a rota facilita o acesso de baianos a cidades nos Estados Unidos que sediarão a Copa do Mundo de 2026, como Miami, Orlando e Los Angeles.









