Vereador celebra Carnaval sem ataques à fé cristã em Salvador

Foto: Joka Gueiros/ Secom PMS

O vereador e médico Cezar Leite (PL) comemorou, nesta quinta-feira (19), a ausência de ofensas à fé cristã durante o Carnaval de Salvador. Segundo o parlamentar, a folia deste ano transcorreu sem registros de paródias ou manifestações que desrespeitassem símbolos do cristianismo, resultado que ele atribui ao efeito educativo da legislação municipal recentemente aprovada.

“Não houve em Salvador, nesse Carnaval, um ataque à fé cristã. Não vimos ninguém nas ruas de Salvador se vestindo de Jesus. Não vimos ninguém atacando os símbolos cristãos. E aí eu trago meu aplauso à Câmara Municipal de Salvador, que aprovou a lei de nossa autoria contra Cristofobia, a primeira lei das Américas, quem sabe, até no mundo”, declarou durante participação no programa Jornal Comunica Brasil, transmitido pelo YouTube.

O vereador destacou que a iniciativa tem caráter pedagógico, indo além da punição. “A lei quando ela é aprovada, mais do que uma punição, ela é educativa, ela traz o debate, ela traz o questionamento, ela traz a consciência das pessoas, a consciência social e nesse caso, respeito à fé. Não houve artistas se vestindo de freira, nem zombaria contra Jesus, mostrando que leis são eficientes, que o debate é eficiente. E quando a gente consegue entender esse processo, a gente melhora como sociedade”, afirmou.

A Lei de Combate à Cristofobia, de autoria de Cezar Leite, foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador em 2025, tornando-se pioneira no continente americano. O texto estabelece diretrizes para proteger a liberdade religiosa, coibindo o vilipêndio de figuras e símbolos sagrados do cristianismo em espaços públicos e grandes eventos. Para o autor da medida, a norma equilibra o direito à diversão com o princípio fundamental do respeito à crença alheia.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com