“VAR totalmente favorável ao Vasco”, diz Ceni após derrota

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Em entrevista coletiva após a derrota do Bahia para o Vasco por 3 a 1, nesta quarta-feira (24), em São Januário, o técnico Rogério Ceni dirigiu duras críticas à arbitragem. O comandante tricolor afirmou que o árbitro de vídeo (VAR) atuou de forma “totalmente favorável ao time da casa” e questionou os critérios utilizados, especialmente na expulsão de Jean Lucas ainda no primeiro tempo.

A partida, válida pelo Campeonato Brasileiro, começou bem para o Bahia, que saiu na frente com gol de Sanabria. Contudo, a equipe viu o jogo mudar radicalmente após a expulsão de Jean Lucas, aos 36 minutos, decidida após revisão do VAR. O Vasco virou com Coutinho, Puma Rodríguez e um gol contra de Juba.

“O que deixa a gente um pouco confuso são os critérios. No lance do Jean, não sei se pega, não é uma cotovelada, ele gira o corpo. E no lance do Juba, com um minuto e meio, que o volante deles vai com a mão na cara de Juba? E no lance de David, pré-escanteio, que o Gilberto está atrás dele, ele vira e dá uma mãozada? Se o Gilberto fosse dez centímetros mais baixo e pegasse no rosto, seria expulsão. Como foi no ombro… A gente já conhece a pressão que é feita na saída da arbitragem. Critérios distintos. Como chama o VAR no lance do Jean e do Sanabria e não chama no do Juba e do Gilberto?”, questionou.

O treinador foi enfático ao avaliar o impacto da decisão. “Um jogo importante definido por um cara no ar-condicionado do VAR, que chama no lance que ele quer, determina uma expulsão que muda tudo”. Sobre a atuação do VAR, Ceni foi contundente: “Jogar 60 minutos com um a menos aqui, e com o VAR totalmente favorável ao time da casa. As nossas são chamadas, as deles não são”.

Sobre os gols de bola aérea sofridos, o técnico explicou que a expulsão prejudicou o esquema defensivo montado. Ele revelou que a entrada de Rezende no time titular foi pensada para conter essa característica do Vasco. “Depois da expulsão, o Rezende vem à frente, e o Puma cabeceia entre os dois zagueiros. Vegetti tinha bloqueio individualizado, e os outros jogadores, com um a menos, não tinha como bloquear com mais um”, detalhou.

O Bahia retorna ao campo no domingo (28), às 16h (de Brasília), para enfrentar o Palmeiras na Arena Fonte Nova.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com