A Universidade Federal da Bahia (Ufba) lamentou, neste domingo (20), a morte do estudante Thauan Lima Santos, de 24 anos. Ele foi assassinado na última sexta-feira (18), após ser baleado em uma praça do bairro Jardim Santo Inácio, em Salvador.
Thauan cursava Desenho e Plástica na Escola de Belas Artes da Ufba. Também atuava como barbeiro e vivia na comunidade onde foi morto. Segundo relatos, ele havia parado para conversar com amigos que participavam de um ‘baba de saia’, quando suspeitos armados chegaram em um carro e efetuaram os disparos. Os autores fugiram logo após o crime. A motivação ainda é desconhecida, e amigos afirmam que Thauan não tinha envolvimento com o crime.
Em nota, a Ufba manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas do estudante. “Reafirmamos a exortação às autoridades para o enfrentamento à violência que aflige a sociedade, combate alicerçado no respeito aos direitos humanos”, declarou a instituição.
No sábado (19), moradores do bairro realizaram um protesto em repúdio ao assassinato. O ato buscou cobrar justiça e chamar atenção das autoridades para o caso.