TSE considera Sheila Lemos elegível e prefeita é declarada reeleita em Conquista

 TSE considera Sheila Lemos elegível e prefeita é declarada reeleita em Conquista

Foto: Divulgaçaõ

Compartilhe

Após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil) foi considerada apta para o segundo mandato da cidade baiana.

Apesar de ter conquistado a vitória nas urnas, com 58,83% dos votos, ela não poderia ser considerada reeleita antes da decisão do TSE, que ocorreu nesta terça-feira (19).

Sheila Lemos foi eleita vice-prefeita em 2020, na chapa de Herzem Gusmão (MDB). Ela assumiu a prefeitura de Conquista após o emedebista morrer por complicações da covid -19 em 2021.

Antes disso, a mãe da prefeita, Irma Lemos (União Brasil), foi eleita vice-prefeita também na chapa de Gusmão em 2016. Ela assumiu, de forma interina, o Executivo municipal em 2019 e 2020. O emedebista ficou afastado por questões relacionadas à saúde.

A decisão reverteu o entendimento anterior do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que havia indeferido o registro sob o argumento de que a candidata estaria inelegível por configurar um terceiro mandato consecutivo dentro do mesmo grupo familiar, o que é proibido pela Constituição.