Durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, o presidente estadunidense, Donald Trump, usou o termo “química excelente” para definir seu primeiro contato com o chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração ocorreu após o discurso de Lula, que criticou as recentes sanções dos EUA a exportações e autoridades do Brasil.
Trump detalhou o breve encontro nos bastidores do evento. “Nós não tivemos muito tempo para falar aqui, foram tipo, 20 segundos, mas nós conversamos e nós concordamos em conversar na próxima semana. Ele parece um homem muito agradável, eu gosto dele e ele gosta de mim. Eu gosto de fazer negócios com pessoas que eu gosto”, afirmou o mandatário.
O líder norte-americano complementou o relato, acrescentando: “Tivemos ali uma química excelente e isso foi um bom sinal”. O anúncio surge em um momento de tensão diplomática após medidas comerciais americanas que atingiram familiares de ministros do Supremo Tribunal Federal, envolvendo o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.










