A empresa Vera Cruz Transportes e Serviços Marítimos Ltda venceu a licitação para operar a linha 1001 da Travessia Salvador-Mar Grande, no sistema hidroviário da Bahia. O resultado foi divulgado na quinta-feira (10), no Diário Oficial do Estado, pela Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia).
Como única participante da concorrência, a Vera Cruz ofertou R$ 491.629,24 como garantia de proposta e R$ 2,1 milhões pela outorga. Com isso, obteve o direito de explorar o serviço por 15 anos, com possibilidade de renovação por mais 15.
Entre as exigências do edital, está a troca gradual das atuais lanchas com casco de madeira por embarcações do tipo catamarã. Segundo a Agerba, a mudança visa garantir mais conforto, segurança e desempenho, já que os catamarãs oferecem maior estabilidade, menos ruído, mais espaço interno e capacidade para até 300 passageiros.
As novas embarcações só começarão a operar após a conclusão das obras de ampliação do píer no Terminal Marítimo de Vera Cruz. A partir da entrega da reforma, as empresas terão até dois anos para realizar a substituição completa da frota.