As fortes chuvas que atingem Salvador desde a madrugada desta sexta-feira (2) provocaram a suspensão da Travessia Salvador-Mar Grande. A parada das operações ocorreu às 5h30 da manhã, segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab).
A travessia para Morro de São Paulo também foi interrompida por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após a Capitania dos Portos emitir sinalização de bandeira vermelha, que indica alto risco de afogamento e condições perigosas no mar, como correntes de retorno, ondas fortes e buracos no fundo.
O mau tempo segue influenciando a capital baiana, que permanece sob alerta laranja de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nas últimas seis horas, alguns bairros registraram acumulados de chuva elevados, como Piatã (45,2 mm), Plataforma (43,4 mm), Sete de Abril (43,4 mm), Canabrava (43,2 mm), Itacaranha (41,8 mm) e São Marcos (41,6 mm).
A previsão aponta chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, com ventos de até 100 km/h. Também há risco de cortes de energia, alagamentos, quedas de árvores e descargas elétricas.
A orientação da Defesa Civil é evitar se abrigar sob árvores ou próximo a placas de publicidade e torres de transmissão. Em caso de emergência, os números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) estão disponíveis para atendimento.