Tragédia anunciada! Festejos juninos na mesma data preocupam população de Gavião e São José do Jacuípe; entenda
Os moradores das cidades de Gavião e São José do Jacuípe, no centro-norte baiano, estão em alerta desde que as datas dos festejos juninos foram anunciadas. As comemorações de São Pedro já fazem parte do calendário dos moradores da região, o Arraiá do Povo, no Gavião, e o Arraiá do Seu Barreto, realizado em Itatiaia, distrito de São José do Jacuípe. Seguindo o costume, sendo uma realizada após a outra respectivamente.
Em Gavião, a festa acontece há quase 40 anos, entre os dias 29 de junho (São Pedro) e 2 de julho (Independência da Bahia), aproveitando as datas e os feriados para a celebração. Já o distrito de Itatiaia, que fica apenas a 12km de distância da primeira cidade, os festejos acontecem na semana seguinte.
No entanto, no dia 1° de abril a Prefeitura de Gavião anunciou que o Arraiá do Povo acontecerá entre os dias 5 e 7 de julho deste ano. O que levou a população a questionar a decisão tomada pelo poder público, que justificou dizendo que “a falta de agenda das atrações para a data tradicional impactou na escolha”.
O problema começa quando a Prefeitura de São José do Jacuípe, no dia 26 de março, já tinha o Arraiá do Seu Barreto na mesma data anunciada posteriormente pela cidade vizinha, seguindo o costume de realizar as celebrações juninas na semana seguinte ao dia de São Pedro.
Tanto a cidade quanto o distrito de Itatiaia ficam à margem da BR-324. Com os festejos acontecendo na mesma data, a população local está preocupada com a possibilidade de as pessoas que estiverem aproveitando a festa, ao consumir bebida alcoólica, pegue a BR para transitar até o outro evento, aumentando as chances de acidentes.
Foi o que pontuou a internauta em publicação da Prefeitura de Gavião: “Um dos melhores [Arraiás], mas nessa data? Sinceramente já parou pra pensar nas pessoas? Pensem comigo, o pessoal bebendo pulando de cidade em cidade. Mude a data prefeito”, escreveu.
Outro ponto levantado pelas pessoas da região é o impacto que essa mudança gera nos comerciantes, tanto ambulantes quanto locais, que estavam acostumados a trabalhar nos festejos de Gavião e na semana seguinte iriam para Itatiaia.
O Soteropoles entrou em contato com a Prefeitura de Gavião para entender o motivo da mudança, mas até o momento não obteve resposta. Assim que a gestão da cidade se manifestar, este espaço será atualizado com o posicionamento.
Artistas de peso – O prefeito de São José do Jacuípe, Peris Cunha, já anunciou a presença de grandes bandas no Arraiá do Seu Barreto. Artistas como Limão com Mel, Pablo, Vitor Fernandes, Tayrone, Dorgival Dantas já foram confirmados no perfil das redes sociais do gestor. Gavião, por sua vez, contratou os artistas Devinho Novaes, Heitor Costa, Fulô de Mandacaru e Toque Dez.