Tocha olímpica Paris 2024 é acesa na Grécia, com início do revezamento

 Tocha olímpica Paris 2024 é acesa na Grécia, com início do revezamento

Foto: Reprodução/Twitter COI

Compartilhe

Nesta terça-feira (16), a tocha dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi acesa, em uma cerimônia realizada na Grécia. O revezamento da tocha durará 68 dias e terminará em Paris com o acendimento da chama olímpica no dia 26 de julho, dando abertura aos Jogos.

A atriz grega Mary Mina, no papel de suma sacerdotisa, acendeu a tocha do primeiro corredor do revezamento, o campeão olímpico de remo da Grécia, Stefanos Ntouskos. Depois de uma curta corrida, ele entregou a chama à Laure Manaudou, representante da cidade-sede, três vezes medalhista olímpica na natação e chefe do revezamento da tocha olímpica, em Paris.

A chama será entregue oficialmente aos organizadores dos Jogos de Paris no Estádio Panatenaico de Atenas no dia 26 de abril, após um revezamento de 11 dias pela Grécia. A tocha, então, partirá no dia seguinte para França a bordo de um navio de três mastros, o ‘Belém’, que chegará no dia 8 de maio a Marselha, em uma cerimônia no Porto Velho da cidade.

“Nestes tempos difíceis que vivemos, com guerras e conflitos em ascensão, as pessoas estão fartas de todo o ódio, da agressão e das notícias negativas que enfrentam dia após dia”, disse Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI).

Bach ainda falou sobre ansiar que os Jogos tragam o brilho da esperança de volta. “Ansiamos por algo que nos una, algo que unifique, algo que nos dê esperança. A chama olímpica que hoje acendemos é o símbolo desta esperança”.

O COI abriu caminho para atletas russos e bielorrussos competirem nas olimpíadas como atletas neutros, sem bandeira ou hino nacional, por conta dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.