O Financial Times, um dos principais jornais do Reino Unido, publicou um artigo nesta terça-feira (22) argumentando que as medidas protecionistas de Donald Trump contra o Brasil podem surtir efeito contrário, enfraquecendo Jair Bolsonaro (PL) e beneficiando Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em texto intitulado “Trump, Imperador do Brasil”, o colunista Edward Luce critica as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros nos EUA e a tentativa de interferência no processo contra Bolsonaro, réu por tentativa de golpe no STF. Segundo o jornalista, a estratégia pode unir eleitores em torno de Lula.
“Poucas coisas unem os eleitores em torno da bandeira nacional mais rápido do que um ataque de uma superpotência à sua economia”, destacou Luce.
O artigo também condena a revogação de vistos de ministros do STF anunciada pelo Secretário de Estado Marco Rubio. Luce classificou a medida como contraditória, já que Rubio já defendeu valores democráticos.
“A atitude de Rubio é daquelas que nos fazem dizer ‘Macacos me mordam!’. O ex-senador construiu sua reputação defendendo os valores democráticos dos Estados Unidos e o Estado de Direito. Agora, ele está punindo o sistema jurídico de uma democracia irmã por aplicar a lei”, escreveu.
O jornalista ainda traçou um paralelo entre os dois líderes, ressaltando que o ex-presidente brasileiro está sendo processado, enquanto o norte-americano segue impune. “Se hoje existe algum farol de democracia liberal no hemisfério de (Marco) Rubio, ele vem de Brasília e Ottawa. Por ora, Washington está fora”, concluiu.