Em reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu do Republicanos a garantia de que o governador Tarcísio de Freitas não será candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A informação foi confirmada pelo presidente nacional da legenda, o deputado federal Marcos Pereira (SP).
O encontro, que contou também com a presença do ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e de outras lideranças partidárias, teve como pauta a articulação política entre o governo e a base aliada. Segundo relatos de participantes ao jornal O Globo, Lula manifestou sua convicção de que Tarcísio seria um nome natural ao Planalto, principalmente diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL), que “não teria alternativa a não ser apoiá-lo”.
Foi nesse momento que o dirigente do Republicanos rebateu a avaliação. Pereira deixou claro que a estratégia do partido e do governador é concentrar esforços para garantir a reeleição ao governo paulista, afastando qualquer hipótese de uma campanha nacional. A declaração interrompe especulações sobre uma possível candidatura de Tarcísio e redefine o cenário eleitoral para 2026.