Na sexta-feira (12), a Polícia Civil da Bahia prendeu Josevan Dionísio dos Santos, conhecido como “BZ”, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Ele é acusado de assassinar Mãe Bernadete Pacífico, líder quilombola do Quilombo Pitanga dos Palmares, em 17 de agosto de 2023. Na ocasião, homens armados invadiram sua residência e a executaram dentro do imóvel.
Durante a operação, “BZ” manteve sua companheira e dois filhos como reféns. Após negociações com equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Denarc) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), as vítimas foram libertadas. Além disso, a polícia cumpriu dois mandados de busca, resultando na apreensão de uma pistola calibre 9mm com numeração raspada.
De acordo com o site Bahia Notícias, Josevan Dionísio dos Santos era o Nove de Ouros no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Ele também é investigado por integrar um grupo criminoso atuante em Simões Filho e região, envolvido em roubos, tráfico de drogas e homicídios. Após ser detido, ele foi conduzido à sede do Denarc, onde permanece à disposição da Justiça.