Superlotação em salas de aula preocupa pais na Escola Estadual Maria Bernadete, no Cabula
![Superlotação em salas de aula preocupa pais na Escola Estadual Maria Bernadete, no Cabula](https://soteropoles.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-14.10.12-850x560.jpeg)
Foto: Divulgação/Redes Sociais
A Escola Estadual Professora Maria Bernadete Brandão, localizada no bairro do Cabula, em Salvador, enfrenta graves problemas logísticos em suas salas de aula. Em contato com o Soteropoles, uma mãe de um aluno, que preferiu não se identificar, revelou que as turmas do primeiro ano do ensino médio estão sofrendo com superlotação – o que vem dificultando o aprendizado dos estudantes.
Ainda de acordo com a responsável pelo estudante, a situação chegou ao ponto de a professora da turma precisar remover a mesa de trabalho para abrir espaço e acomodar mais cadeiras, garantindo que os alunos pudessem assistir às aulas.
O Soteropoles entrou em contato com a unidade escolar para confirmar a denúncia. Uma funcionária da instituição, que também preferiu não informar o nome, confirmou a situação.
Em nota enviada à reportagem, a Secretaria de Educação do Estado (SEC) informou que “o Colégio Estadual Profª Maria Bernadete Brandão será contemplado com uma nova sede”. A pasta revelou, ainda, que “enquanto a nova estrutura não é finalizada, a direção do colégio está promovendo ajustes na distribuição dos estudantes nas salas de aula e realocando-os dentro da própria instituição, com o objetivo de garantir um ambiente mais confortável para todos”.
A SEC prometeu que a nova unidade “contará com instalações modernas, incluindo salas de aula atualizadas, laboratórios, um restaurante, uma biblioteca, uma quadra poliesportiva coberta, uma subestação de energia e uma usina solar fotovoltaica”. “O processo licitatório para a construção já está concluído e, atualmente, a equipe trabalha na elaboração do projeto executivo. Ao todo, mais de R$ 21 milhões serão investidos na obra, que integra o Programa Construir para Educar”, completou a secretaria.
Matheus da Hora