Ouça a Rádio Soteropoles aqui

STF vai decidir se nova lei do rol da ANS vale ou não

 STF vai decidir se nova lei do rol da ANS vale ou não

Foto dilvugação STF

Compartilhe

A nova Lei n. 14.454, de 21 de setembro de 2022, que resolveu o problema do rol de procedimentos e eventos em saúde, está sendo contestada no Supremo Tribunal Federal – STF, por meio da ação de declaração de inconstitucionalidade – ADI 7265, que foi proposta pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – Unidas, para o fim de defender os interesses econômicos dos planos de saúde.

Vale lembrar que essa lei é o resultado do esforço conjunto promovido pelo Congresso Nacional e pela Mobilização Nacional contra o rol taxativo e a favor do rol exemplificativo. Esse coletivo se insurgiu contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça – STJ, que, em junho deste ano, definiu o rol da ANS como taxativo, impedido, assim, a cobertura de tratamento de saúde de procedimento que não esteja previsto na lista da ANS.

Diante disso, grupos de Mobilização Nacional contra o rol taxativo, tem se manisfestado publicamente e esclarece que:

1. a sociedade civil e o Congresso Nacional devem ser alertados a respeito desse assunto, que é muito sério e urgente;
2. estamos atentos a essa situação;
3. regularmente, manteremos a todos informados da tramitação dessa ação.

Esses grupos que intensificaram suas lutas, esperam que o STF julgue a ação de declaração de inconstitucionalidade improcedente, isso para não prejudicar cerca de 50 milhões de segurados e evitar um retrocesso social, de novo.

Fonte: www.abra-br.ong.br – STF – Conjur