SSP inicia implantação das câmeras corporais nas Forças da Segurança da Bahia

 SSP inicia implantação das câmeras corporais nas Forças da Segurança da Bahia

FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

Compartilhe

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) dará início, nesta terça-feira (7), à implantação de câmeras corporais operacionais. Durante uma coletiva de imprensa na manhã de hoje, o secretário Marcelo Werner anunciou que os agentes de três unidades da Polícia Militar de Salvador serão os primeiros a receber o Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Atualmente, o estado conta com 1.300 câmeras, sendo 200 cedidas pelo Ministério da Justiça e 1.100 locadas pelo governo estadual. Na primeira etapa, serão usadas 448 câmeras em Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) localizadas nos bairros de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade. Os locais foram estabelecidos a partir de um critério técnico, que utilizou o parâmetro de unidades com maior número de atendimentos de ocorrência, na capital.

As câmeras corporais serão utilizadas para registrar de forma transparente e inviolável a atuação das forças de segurança, sendo exclusivamente para uso operacional por profissionais capacitados. Existem dois tipos de gravação: a de Rotina, contínua e ininterrupta, e a Destacada, marcada temporalmente. Além de promover transparência e segurança, as bodycams irão melhorar investigações criminais e reforçar a prova, beneficiando tanto policiais quanto cidadãos. Os registros também serão úteis para treinamento e aprimoramento contínuo dos agentes.