Sistema de reconhecimento facial vai ajudar na segurança da Lavagem do Bonfim

 Sistema de reconhecimento facial vai ajudar na segurança da Lavagem do Bonfim

Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Compartilhe

Depois de dois anos sem a tradicional Lavagem do Bonfim, o momento que marca a primeira festa religiosa da capital, volta este ano e contará com a tecnologia do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública. Na próxima quinta-feira (12), câmeras fixas e móveis (instaladas nas Plataformas de Observação Elevada) buscarão foragidos da Justiça.

As câmeras serão posicionadas entre as igrejas da Conceição da Praia e do Bonfim. Equipes das Superintendências de Tecnologia e de Telecomunicações da SSP atuarão no monitoramento e também acionando os policiais mais próximos de possíveis suspeitos.

Em caso de alerta apontando semelhança acima de 90%, a pessoa é abordada e, após checagem de documento, pode ser conduzida ou liberada no próprio local.

Festas Populares

O Sistema de Reconhecimento Facial será empregado nos grandes eventos do calendário de festas populares da Bahia. De acordo com a SSP-BA, este ano o equipamento retirou dez criminosos procurados por homicídio, roubo, furto, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo que tentaram participar do Festival Virada Salvador.

“A Bahia continuará como referência no uso de tecnologia no Brasil. Atuaremos sempre com força máxima nas festas populares, garantindo a paz para baianos e turistas”, declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.