Shoppings registram fechamento de 127 lojas em agosto

 Shoppings registram fechamento de 127 lojas em agosto

Foto: Imagem de Arquivo/Agência Brasil

Compartilhe

A equipe de analistas do Bank of America (Bofa) fez um levantamento que em agosto foi marcado pela evasão de varejistas das principais redes de shopping centers do Brasil. O mês teve o fechamento de 127 lojas, ofuscando as 82 inaugurações de julho. Das varejistas que lideraram os fechamentos, a maior parte faz parte de companhias que lutam para reorganizar as contas em meio a altos endividamentos.

Com esses dados, o terceiro trimestre ficou com um saldo de 45 lojas baixando as portas até aqui. Os números de setembro ainda não estão disponíveis. O levantamento do Bofa tem dados líquidos, isto é, representam o saldo de aberturas e fechamentos de lojas no período. A pesquisa abrangeu 146 shoppings, com cerca de 28 mil lojas ao todo.

Lojas como Polishop, que foi a empresa que mais fechou lojas em agosto, com nove portas trancadas no total. O Grupo Americanas e Casas Bahia vem logo atrás com as lojas Triton, Puket, Ponto e Imaginarium, com encerramento de cinco lojas cada, em um sinal de dificuldades de varejistas dos setores de roupas e eletroeletrônicos.

Outras empresas também ficam mais para o topo da lista de fechamentos se analisado o ano até agosto. Enquanto Ri Happy e Marisa fecharam 8 lojas cada, a Tok & Stok encerrou 11. As varejistas também enfrentaram períodos de reestruturação e renegociação de passivos. A Marisa fechou mais de 80 lojas até julho, quando anunciou o fim da reestruturação. Recentemente, a Ri Happy conseguiu renegociar suas dívidas.

Já a Tok & Stok recebeu novo aporte do fundo Carlyle e refinanciou seu passivo, após uma consultoria pedir a falência da empresa em abril por conta de uma dívida de R$ 3,8 milhões. Além disso, a varejista está em conversas com a Mobly para uma possível operação de fusão e aquisição.

Inaugurações

Os números do mês de agosto acabaram por ofuscar as 82 inaugurações feitas no mês de julho. Na ponta positiva, Criatiff (moda) e Milky Moo (fast food) foram as que mais abriram unidades em agosto, com quatro cada. No acumulado do ano, os destaques positivos até aqui foram Milky Moo, com 23 aberturas; Fini (doces), 15; Bagaggio (bolsas e mochilas), 14; Life By Vivara (jóias), 12; e Natura (cosméticos), 10.