O cantor, compositor e ator Seu Jorge será homenageado com o Título de Cidadão de Salvador em uma sessão solene que acontecerá nesta sexta-feira (25), às 10h30, no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal. Natural de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, o artista passará a ser oficialmente reconhecido como cidadão soteropolitano.
A homenagem foi proposta pela vereadora Cris Correia (PSDB), que destacou a forte conexão de Seu Jorge com a cultura baiana e sua atuação como divulgador da identidade cultural do estado em nível nacional e internacional.
“Seu Jorge é o artista brasileiro com uma das maiores expressões da nossa música e amplamente conhecido no exterior. Ele sempre se afirma como divulgador do seu país e da cultura baiana no mundo, preservando suas raízes ancestrais e a especificidade da cultura soteropolitana”, afirmou a vereadora.
No projeto de concessão do título, Cris Correia também ressaltou o álbum mais recente do artista, “Baile à la Baiana”, que contou com a participação de nomes como Magary Lord, Pierre Onassis e Peu Meurray. Segundo ela, esse trabalho reforça os laços de Seu Jorge com Salvador e com as tradições afro-baianas.
“Salvador está em Seu Jorge por diversos motivos. É uma conexão ancestral. Esse novo trabalho reitera e honra nosso chão, nossa cultura, identidade e história, ampliando a representatividade da Bahia no cenário artístico e cultural”, completou.
Seu Jorge é conhecido por sucessos como “Burguesinha”, “Mina do Condomínio” e por atuações no cinema brasileiro e internacional. Ele também é reconhecido por levar referências da cultura negra brasileira para os palcos ao redor do mundo.