Sesab utiliza “fumacê” em combate a dengue nos municípios da Bahia

 Sesab utiliza “fumacê” em combate a dengue nos municípios da Bahia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Feira de Santana

Compartilhe

Desde a segunda-feira (19), três municípios da Bahia passarão a contar com o serviço do Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido popularmente como “fumacê”, como uma das estratégias de combate ao mosquito que transmite a dengue (aedes aegypti), que seguem aumentando o número de casos por todo o Brasil. 

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o serviço será aplicado em Wanderley (região oeste), Lajedão (extremo sul) e Morro do Chapéu (Chapada Diamantina). Ainda segundo o órgão, mais sete municípios do estado também vão receber reforço no combate ao mosquito.  

Roberta Santana, secretária da pasta, afirma que os municípios precisam atender aos critérios técnicos epidemiológicos, para utilizar a estratégia do fumacê. “O fumacê é o que chamamos de último método a ser utilizado, recorremos a ele quando os outros métodos de controle não são suficientemente eficazes ou viáveis” , comentou.

No período entre 1° de janeiro e 10 de fevereiro deste ano, a Bahia registrou 7.355 casos de dengue, um aumento de 4, 8% em relação ao ano passado. 20 cidades estão em alerta no estado, além de 23 que já se encontram em estado de epidemia.