Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Sesab acusa Prefeitura de Feira de Santana de fake news sobre piso da enfermagem

 Sesab acusa Prefeitura de Feira de Santana de fake news sobre piso da enfermagem

Foto: Divulgação/Santa Casa

Compartilhe

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) diz ser falsa a alegação da Prefeitura de Feira de Santana que diz não ter recebido o repasse de R$ 1,6 milhão, destinado ao pagamento dos enfermeiros e técnicos de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia da cidade. Valor que corresponde ao piso salarial da enfermagem.

A secretaria estadual esclareceu que os recursos do Ministério da Saúde para a Santa Casa de Misericórdia de Feira, responsável pelo Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), foram depositados diretamente no Fundo Municipal de Saúde de Feira de Santana em 2 de outubro. O montante de R$ 1.667.854,15 é referente ao período de maio a setembro de 2023.

O entendimento ministerial foi motivado pela Resolução CIB nº 464, de 13 de setembro de 2023. O destino deste recurso ao Fundo Municipal de Saúde e a consequente exclusão desse montante a ser destinado ao Fundo Estadual de Saúde está registrado em ofício encaminhado ao Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA) em 3 de outubro de 2023, tendo conhecimento a Secretaria Municipal da Saúde de Feira de Santana.

A Sesab sugere ainda que a Prefeitura de Feira de Santana mantenha uma conversa com o Ministério da Saúde, para definir de forma breve a questão.