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Semob inicia ciclo de discussões sobre Plano Cicloviário de Salvador

 Semob inicia ciclo de discussões sobre Plano Cicloviário de Salvador
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Foto: Reprodução/ Secon Sss

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) iniciou, nesta quinta-feira (16), o ciclo de oficinas para debater o diagnóstico e propostas que devem ser contempladas no Plano Cicloviário de Salvador. A iniciativa é promovida em parceria com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), Superintendência do Trânsito de Salvador (Transalvador), Salvador Vai de Bike, Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), Banco Mundial e do Governo Britânico. 

Neste primeiro encontro, na sede da Semob, no Caminho das Árvores, os participantes foram divididos em três grupos, que passaram por eixos temáticos que abordaram a infraestrutura cicloviária de Salvador; equipamentos de apoio, a exemplo de paraciclos e bicicletários; compartilhamento e integração com diferentes modais de transporte; e engajamento, governança, políticas, programas e ações. Cada grupo contou com 15 minutos para discutir e debater contribuições, desafios e sugestões para cada eixo temático.

O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, afirma que Salvador, nos últimos dez anos, avançou de forma expressiva nessa agenda de sistema cicloviário, saindo de 40km para quase 300km, aumento de mais de 700%. “Isso demonstra que o município está buscando avançar cada vez mais nessa pauta, que é importante para as cidades. A bicicleta, além de um meio saudável de transporte, traz outras vantagens. É menos poluente, é possível fazer trajetos mais curtos. Os países de primeiro mundo estão 30, 40 anos à nossa frente e agora estamos buscando correr atrás desse tempo perdido”.

Segundo o gestor, a ideia do plano é ter um olhar mais minucioso, no sentido de que a cidade possa avançar de forma sustentável, criando infraestrutura, conexões entre as ciclovias e ciclofaixas e mudando o comportamento e a cultura da população. “A gente tem, dentro do plano, metas temporais e queremos chegar em 2049, que é o nosso prazo máximo, o marco final do PlanMob, sendo uma das cidades mais cicláveis do Brasil”.

O diretor de Planejamento da Semob e coordenador do Plano Cicloviário, Pablo Souza, contou que momentos como o de hoje são importantíssimos, com a participação ativa da sociedade civil. “O principal ganho da sociedade com essas oficinas é apresentar às pessoas um pouco do que a gente pensa do plano, que já está em consulta pública no nosso site. Então, todos podem acessar, ler e trazer suas colaborações, seja virtualmente ou nos encontros. É um momento ótimo de troca de informação e contribuição, com a presença de ciclistas e empreendedores deste mercado, lideranças, pessoas que mobilizam a cidade para que a gente ganhe cada vez mais”.

De acordo com a coordenadora do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), Liana Oliva, o Salvador Vai de Bike está muito realizado e contente com a construção do Plano Cicloviário para Salvador. “É algo que sentíamos muita falta, sempre se debateu internamente sobre a demanda que é real e concreta, e a oficina é o primeiro grande passo. Já passamos por longas etapas internas, mas agora com certeza será efetivo e completo. Ouvir as pessoas, estar próximo de quem pedala, de quem vive a realidade da cidade através da bicicleta é fundamental para um plano justo, com demandas verdadeiras, que tenha esse diagnóstico de Salvador hoje. Nós estamos muito felizes com as intervenções, estamos recebendo intervenções riquíssimas e ainda faltam três oficinas, então quanto mais contribuições, mais rico será nosso plano”.