Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Segunda morte por febre Oropouche é confirmada na Bahia

 Segunda morte por febre Oropouche é confirmada na Bahia

Foto: Reprodução / Canva Pro

Compartilhe

Nesta segunda-feira (22), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou o segundo caso de morte por febre do Oropouche. A vítima é uma jovem de 21 anos que morava em Camamu, no extremo sul da Bahia.

A primeira vítima, uma jovem de 24 anos, faleceu dois meses antes, em 27 de março, em Valença, também no extremo sul da Bahia. A segunda morte ocorreu no dia 10 de maio.

Os sintomas iniciais da doença foram febre, cefaleia, dor retroorbital, mialgia, náuseas, vômitos, diarreia, dores nos membros inferiores e astenia. Em casos mais graves, a doença evoluiu para manchas vermelhas e roxas pelo corpo, sangramento nasal, gengival e vaginal, sonolência, vômitos com hipotensão e sangramento grave, além de uma queda abrupta de hemoglobina e plaquetas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a febre do Oropouche é uma doença viral transmitida no ambiente urbano pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.

Na Bahia, já são 835 casos confirmados. Ilhéus lidera o ranking com 110 registros, seguida por Gandu, com 82, e Uruçuca, com 68.