Secretaria irá investigar morte de pastora em UPA

Foto: Reprodução, redes sociais.

A pastora Adnailda Souza Santos, de 42 anos, faleceu na noite de terça-feira (11) enquanto aguardava atendimento no Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, mais conhecido como UPA do Pau Miúdo, em Salvador. Segundo seu marido, Adnailda era asmática e estava sofrendo com falta de ar.

Em nota anterior, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, ao chegar à UPA, a paciente foi “prontamente encaminhada para atendimento prioritário conforme classificação de risco laranja”. No entanto, a família da pastora relatou que ela recebeu uma pulseira amarela ao dar entrada na unidade, o que indica atendimento urgente, mas que poderia aguardar.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais quando o marido da pastora, Sidnei Monteiro, gravou um vídeo mostrando o sofrimento de Adnailda, que implorava por atendimento. Nas imagens, é possível ver Sidnei tentando acionar uma assistente social e o médico plantonista da UPA.

Após a exposição do caso, a SMS emitiu uma nova nota anunciando a abertura de um processo administrativo para investigar o ocorrido. “A SMS lamenta profundamente o óbito e se solidariza com os familiares e amigos. Determinamos a abertura imediata de um processo para apuração rigorosa”, afirmou o comunicado.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress