Secretaria destina mais de R$ 1 milhão para apoiar comunicadoras baianas

 Secretaria destina mais de R$ 1 milhão para apoiar comunicadoras baianas

Foto: Fernanda Souza

Compartilhe

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) destinará 1,5 milhões para o fomento e incentivo ao empreendedorismo de mulheres comunicadoras na Bahia. Denominado de Edital Elas à Frente na Comunicação, a iniciativa foi anunciada e a primeira etapa do processo foi iniciada com a escuta pública de mulheres comunicadoras presentes na última sexta-feira (12), no Encontro Elas à Frente na Comunicação – Promoção e Difusão de Direitos, realizado pela SPM, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (SPGE), com a participação especial da linguista e escritora afro-brasileira Conceição Evaristo.

A secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, falou sobre a importância do edital. “A Secretaria das Mulheres tem como uma das suas políticas a inserção socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres. O ‘Elas à Frente’ na Comunicação é um edital de fomento voltado para auxiliar a cadeia produtiva em que as comunicadoras estão inseridas, seja na produção de conteúdos, seja na regulamentação de entidades ou na aquisição de materiais que facilitem o trabalho das mulheres com os meios de comunicação em que elas atuam. Além disso, queremos incentivar uma maior participação das mulheres na comunicação e na promoção de direitos”, afirmou.

O edital é dirigido a comunicadoras de diversas áreas, como jornalistas, relações públicas, meio digital, assessoras de comunicação, radialistas, fotógrafas, artistas visuais e designer gráfico, com foco na comunicação para a promoção do direitos, da diversidade, promoção e cultura.

“Espera-se que sejam gestados conteúdos que desmistifiquem a objetificação da imagem da mulher e da construção reiterada dos estereótipos sexistas pela mídia. Espera-se, também, ampliar a participação e o acesso das mulheres às tecnologias da informação e comunicação”, afirmou a superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, Luciana Mandelli, ressaltando que os recursos deverão ser disponibilizados em três etapas, até o final do orçamento, em 2026.