Salvador tem estabilidade econômica em junho, aponta índice

Foto: Divulgação/SEI

O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) registrou estabilidade relativa em junho de 2025, com uma leve retração de 0,1% em relação a maio, conforme dados da série com ajuste sazonal. O resultado foi puxado principalmente pela performance negativa da carga portuária e do consumo de energia.

A movimentação do Porto de Salvador apresentou a queda mais significativa, recuando 5,7%. Na sequência, o consumo de energia elétrica registrou baixa de 4,7%, seguido pela circulação de passageiros de ônibus urbanos (-3,5%) e vendas de combustíveis (-1,2%). Este cenário foi atenuado pela forte expansão de 16,5% no fluxo de passageiros de ônibus intermunicipais e pelo crescimento de 1,1% no movimento do Aeroporto Internacional de Salvador.

Em base de comparação anual, o indicador recuou 5,5% em relação a junho de 2024. No acumulado do primeiro semestre de 2025, a queda foi de 2,3%. Contudo, na análise dos últimos doze meses, encerrados em junho, o IMEC-SSA ainda apresenta uma expansão de 1,6% perante o período anterior.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress