Salvador tem alerta de perigo após chuvas volumosas

 Salvador tem alerta de perigo após chuvas volumosas

Foto: Reprodução

Compartilhe

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para condições favoráveis à ocorrência de chuvas volumosas. O destaque é para a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano.

De acordo com os modelos numéricos de previsão, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), pode persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva na área de atuação.

Nesta segunda-feira (25), alguns bairros da capital baiana acumularam o volume previsto para todo o mês de novembro em apenas 48 horas. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a previsão geral era de 108,2 mm de precipitação neste mês. Ao menos três deslizamentos de terra aconteceram desde o domingo, dois deles em Liberdade e um na região de Centro/Brotas.

As fortes chuvas que atingiram a metade sul da Bahia causaram alagamentos em diversas cidades no fim de semana. Locais como Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Barra, Barreiras, Capim Grosso, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Feira de Santana, Ilhéus, Itacaré, Itaparica, Jacobina, Laje, Lauro de Freitas, Lençóis, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Maragogipe, Mata de São João, Morro do Chapéu, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista tiveram o registro de alagamentos.