Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Salvador registra redução de 13% no número de mortes no trânsito entre 2020 e 2023

 Salvador registra redução de 13% no número de mortes no trânsito entre 2020 e 2023

FOTO: Valter Pontes

Compartilhe

Durante o lançamento da campanha Maio Amarelo, dedicada à conscientização sobre segurança viária, o prefeito Bruno Reis anunciou uma redução no número de mortes no trânsito entre 2020 e 2023. A queda no número de óbitos envolvendo pedestres foi ainda mais significativa, com uma redução de 38%.

O superintendente de trânsito (Transalvador), Décio Martins, apresentou dados do Relatório Preliminar de Vítimas Fatais de 2023, indicando que em 2020 Salvador registrou 130 mortes no trânsito, contra 113 no ano passado. No mesmo período, o número de óbitos de pedestres diminuiu de 55 para 34, coincidindo com o início da 2ª Década de Ação em Segurança Viária da ONU, que se estende até 2030.

“Quando assumi a prefeitura, reafirmei nosso compromisso com a ONU de reduzir em 50% as vítimas fatais por acidentes de trânsito. O Maio Amarelo trará diversas ações para conscientizar e continuar buscando a redução desses números”, afirmou Bruno Reis.

Segundo Bruno Reis, a diminuição ocorreu devido às iniciativas da prefeitura, que vão desde a conscientização até a redução da velocidade em algumas vias. No entanto, os acidentes envolvendo motocicletas ainda representam uma parcela significativa, com 63 mortes de motociclistas, representando um aumento de 26% em relação a 2022, quando foram registrados 50 casos. Em comparação com 2020, houve um aumento de 9%, com 58 registros naquele ano.

Bruno Reis destacou as iniciativas contínuas da prefeitura para conscientizar motociclistas sobre segurança viária, incluindo uma licitação para adquirir 42 novas motos para a frota da Transalvador. Além disso, em breve será lançado o Plano Cicloviário de Salvador, visando expandir ciclovias e promover a mobilidade ativa com segurança.

Ele também revelou que a prefeitura está estudando a implantação de moto faixas, inspiradas no modelo “Faixa Azul” de São Paulo, que tem contribuído para a redução de acidentes de moto. A primeira moto faixa em Salvador está prevista para ser instalada na avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).