Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Salvador realiza primeira cirurgia de transição vocal no Hospital das Clínicas

 Salvador realiza primeira cirurgia de transição vocal no Hospital das Clínicas

FOTO: Alan Oliveira / iBahia

Compartilhe

A primeira cirurgia de transição vocal em uma mulher trans foi realizada no último sábado, dia 13, no Hospital Universitário Professor Edgar Santos (Hospital das Clínicas), em Salvador. A glotoplastia foi realizada pelo SUS, um procedimento que visa à feminização da voz, tornando-a mais aguda. É a escolha primária para readequação vocal entre as mulheres trans, devido à sua natureza minimamente invasiva, à ausência de cicatrizes visíveis e aos resultados satisfatórios.

O procedimento foi realizado em uma paciente de 36 anos e conduzido pela médica otorrinolaringologista Erica Campos, que ressaltou o impacto positivo na qualidade de vida das pacientes.

“Essa intervenção proporciona um senso de identidade para as mulheres. Muitas vezes, elas, tanto cis quanto trans, enfrentam disforia vocal, o que as inibe de falar em público por não se sentirem confortáveis com suas vozes”, explicou.

O serviço faz parte do Ambulatório Transexualizador do Hupes-UFBA/Ebserh, onde as pacientes são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, que pretende realizar uma cirurgia por mês. O acesso ao atendimento ambulatorial é facilitado, possibilitando que cada paciente busque diretamente o serviço e receba avaliações da equipe antes, durante e após o tratamento.