Salvador lança plataforma digital de serviços

 Salvador lança plataforma digital de serviços

Fotos: Betto Jr./Secom

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A população de Salvador já pode buscar serviços públicos municipais das mais diversas áreas em um único ambiente virtual e sem precisar sair de casa. A Prefeitura lançou a plataforma Salvador Digital, um sistema integrado que reúne bases de dados de todos os órgãos da gestão, promovendo mais eficiência e acessibilidade. A iniciativa foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo, nesta segunda-feira (30), durante evento no Porto Salvador, no Comércio.

A prefeitura também lançou nesta segunda, o serviço de WhatsApp para ampliar o atendimento à população. Ambas as iniciativas integram o Plano Diretor de Tecnologia e Inovação (PDTI). O prefeito Bruno Reis ressaltou que a Prefeitura passa agora a ter um único portal de acesso, que contempla desde serviços de saúde até ações de manutenção da cidade. Neste momento, já estão sendo disponibilizados 65 serviços municipais.

Fotos: Betto Jr./Secom

“Uma plataforma como esta aproxima a Prefeitura ainda mais do cidadão, pois dá a ele acesso muito fácil a todos estes serviços. Buscamos dar respostas muito mais rápidas às suas demandas e agora, sem burocracia e sem a necessidade de ser de forma presencial, o cidadão pode acionar a Prefeitura usando o artifício da tecnologia para ser melhor atendido”, declarou Bruno Reis.

Com as novidades será possível, por exemplo, identificar as principais demandas e quais produtos são mais consumidos pelo cidadão. “Com isso, vamos saber o que oferecer numa proporção maior e com qualidade ainda melhor. A ferramenta nos possibilita também elaborar políticas públicas ainda mais eficientes”, lembrou o chefe do Executivo.

Acesso

A nova ferramenta pode ser acessada gratuitamente pelo link salvadordigital.salvador.ba.gov.br através de qualquer smartphone, computador ou tablet. O cidadão deve possuir cadastro no GOV.BR, portal do Governo Federal de unificação de canais digitais, para conseguir realizar consultas e agendamentos referentes à gama de serviços ofertados pelo Executivo municipal da capital baiana.

Hoje, a ferramenta oferta serviços dos órgãos municipais de forma direta ou indiretamente, redirecionando o usuário aos respectivos portais de atendimento. Deste modo, já é possível encontrar demandas da área de Saúde, como por exemplo, emissão de cartões de vacina e do SUS, conferência de resultado de exames laboratoriais, entre outras solicitações.

Fotos: Betto Jr./Secom

Além do portal, o cidadão pode acessar os serviços e fazer críticas e sugestões também de forma prática e rápida através do WhatsApp, através do número (71) 98791-3420. A Prefeitura firmou ainda um acordo com a empresa Fortinet, que vai garantir proteção cibernética, o que significa mais segurança a todos os sistemas da Prefeitura, prevenindo-a contra ataques e deixando o ambiente mais seguro.

Serviços

Na seção de Finanças e Tributos, dá para emitir segunda via de IPTU e outros impostos municipais, enquanto que na categoria Social há informações e solicitações de benefícios e programas de transferência de renda. A lista de categorias tem ainda Trânsito e Transporte, Turismo e Cultura, Ordem Pública, Animal, Defesa Civil, Mulher, Administração e Gestão, Educação, Esporte e Lazer, Defesa do Consumidor, Infância e Juventude, Urbanismo e Habitação, Segurança Urbana, Cidadania e Diversidade, Infraestrutura e Manutenção Urbana, Empreendedorismo, Emprego e Renda, Saneamento, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A ferramenta ainda apresenta outras funcionalidades informativas como localização de aplicativos úteis, consulta ao Diário Oficial do Município (DOM), Portal da Transparência, Legislação Municipal vigente, assim como estrutura organizacional da Prefeitura.

A plataforma oferece acessibilidade com Libras, conteúdo audiodescritivo e até atendimento por videochamada.