Salvador e Porto, cidades com centros históricos reconhecidos como Patrimônios Mundiais, firmaram um protocolo de cooperação para a preservação do patrimônio e melhoria das condições de habitação. O acordo foi assinado pela vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, durante sua visita a Portugal, e pelo presidente da Câmara de Porto, Rui Moreira.
A parceria visa o intercâmbio de experiências e o fortalecimento de políticas públicas relacionadas à habitação e preservação. “Buscamos implementar soluções inovadoras e sustentáveis para garantir moradia digna e revitalizar o Centro Histórico de Salvador, sempre com foco no bem-estar da população e na valorização da nossa identidade cultural”, afirmou Ana Paula Matos.
O trabalho conjunto das cidades vai abordar áreas como requalificação e reabilitação do patrimônio edificado e programas de habitação social. Além disso, serão promovidos o desenvolvimento de capacidades profissionais dos quadros municipais e a adoção de modelos de viabilidade para as políticas de intervenção nas áreas de habitação e ordenamento do território.
Entre as ações previstas estão visitas técnicas, intercâmbio de profissionais, e a definição de projetos conjuntos de reabilitação. A vice-prefeita ainda ressaltou a relevância do projeto “Prodetur 2”, que irá recuperar 25 casarões no Centro Histórico de Salvador, com apoio das experiências de Porto, que já possui iniciativas de habitação social como a Domus Social, voltada para a população de baixa renda.