Rui lamenta taxa de alfabetização de Salvador: ‘Último lugar’

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), expressou preocupação com os dados do Ministério da Educação (MEC) que colocam Salvador na última posição no ranking de alfabetização infantil entre as capitais brasileiras. Apenas 36,75% das crianças até o segundo ano do ensino fundamental dominam leitura e escrita na cidade – percentual bem abaixo dos 80% registrados em Fortaleza, líder nacional.

Último lugar

Durante evento de autorização de obras do VLT no Subúrbio, nesta segunda-feira (21), Costa destacou a disparidade: “Salvador, para a nossa tristeza, hoje ocupa o último lugar entre as capitais do Brasil. 36% contra 80% de Fortaleza. Nada justifica isso”. O município também aparece na 182ª posição entre os 417 da Bahia.

O ministro comparou a educação a uma escada: “Se o primeiro degrau está danificado, subir fica mais difícil. Crianças com defasagem sofrem vergonha e aprendem menos”. Ele citou o exemplo do Ceará, onde cidades lideram os índices nacionais, e reforçou a meta federal de universalizar a alfabetização até o segundo ano.

Os dados reforçam desafios históricos na educação baiana, enquanto o governo promete ampliar investimentos em políticas de reforço escolar.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress