O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), reagiu duramente nesta quarta-feira (16) à abertura de uma investigação comercial pelos Estados Unidos contra o Brasil, que inclui questionamentos ao sistema de pagamentos Pix. Em publicação no X (antigo Twitter), ele afirmou que a medida representa uma “intromissão absolutamente indevida”.
A ação, anunciada pelo governo de Donald Trump, estão interligadas às tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Entre os pontos analisados está a possível concorrência desleal do Pix em relação a serviços de pagamento internacionais.
Defesa do sistema brasileiro
Rui Costa destacou a adoção massiva do Pix por cidadãos, empresas e instituições financeiras, classificando como absurda a preocupação de uma potência global com um mecanismo local. “Não dá para imaginar um presidente preocupado com a 25 de Março ou com o meio de pagamento que um país adota”, escreveu.
O ministro reforçou a necessidade de uma resposta unificada: “O Brasil pertence aos brasileiros. Nossa reação deve ser com serenidade, diálogo, mas também firmeza e altivez”. A declaração encerra com o mesmo adjetivo usado no início: “É inacreditável algo dessa natureza”.