Rui Costa é investigado pela Polícia Federal; saiba detalhes

 Rui Costa é investigado pela Polícia Federal; saiba detalhes

Foto: Agência Brasil

Compartilhe

Uma investigação da Polícia Federal encontrou indícios que ligam o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), a irregularidades em um contrato para compra de respiradores durante a pandemia de Covid-19 no valor de R$ 48 milhões, quando ele era governador da Bahia.

Segundo informações do UOL, o pagamento foi adiantado e os valores não foram devolvidos aos cofres públicos. O nome de Costa apareceu na delação premiada da empresária responsável pelo negócio, que devolveu R$ 10 milhões aos cofres públicos após acordo com o MP.

Assinado em abril de 2020, o contrato previa compra de respiradores importados da China e o material deveria abastecer estados integrantes do Consórcio Nordeste, presidido na época pelo petista.

O ex-governador nega as acusações e diz nunca ter tratado “com nenhum preposto ou intermediário sobre a questão das compras deste e de qualquer outro equipamento de saúde”. Afirma também que a forma de pagamento adiantado era condição de mercado “vigente” para a compra de respiradores no início da pandemia.