Repórter da Record é afastada após vazamento de entrevista com Lula

 Repórter da Record é afastada após vazamento de entrevista com Lula

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe

Após o vazamento de um trecho da entrevista com o presidente Lula para a Record TV, uma hora antes de ser divulgada pela emissora, a repórter Renata Varandas, que fez a matéria, foi afastada. A informação foi divulgada com exclusividade pela Folha nesta quinta-feira (18).

O trecho da entrevista foi divulgado pela corretora BGC e atribuído à Capital Advice, uma agência de análise política da qual Renata Varandas, a autora da entrevista, é uma das três sócias. Foi divulgado um trecho em que o presidente dizia que ainda precisava ser convencido sobre a necessidade de cortes de gastos e que a meta fiscal não necessariamente precisava ser cumprida, embora ele tenha se comprometido com o arcabouço fiscal.

Procurada pela Folha, a repórter não respondeu às mensagens e segue afastada enquanto a emissora decide sobre seu desligamento.

Na terça-feira, o dólar teve um salto significativo, com analistas de mercado atribuindo o movimento a declarações do presidente que geraram incertezas fiscais. Os efeitos das falas começaram a ser sentidos por volta das 12h20, quando a cotação do dólar iniciou uma aceleração. Às 12h43, a moeda americana registrou alta em relação ao real, alcançando a máxima da sessão às 13h40, com R$ 5,462 — uma valorização de 0,33% comparado ao fechamento do dia anterior.

Às 13h48, a TV Record divulgou o trecho da entrevista que estava causando inquietação no mercado, resultando na queda do dólar para o território negativo. No final do dia, a moeda fechou em baixa de 0,31%, a R$ 5,428. Em um dia marcado pela volatilidade, a Bolsa também se manteve no campo negativo após as declarações do presidente.