Renan Bolsonaro chama ditadura de “melhor época do Brasil”

Foto: Reprodução

Durante uma sessão na Câmara Municipal de Balneário Camboriú (SC), nesta quarta-feira (14), o vereador Jair Renan Bolsonaro (PL) afirmou que a ditadura militar, vivida no Brasil entre 1964 e 1985, foi “a melhor época do país” para a maioria dos mais velhos. A fala ocorreu durante a votação de um projeto que propõe a criação do Dia Municipal da Democracia.

A proposta, de autoria do vereador Eduardo Zanatta (PT), sugere a data de 3 de março em homenagem a Higino João Pio, primeiro prefeito da cidade, assassinado em 1969, durante o regime militar. Jair Renan criticou a escolha do dia da morte como marco para a celebração. “É a primeira vez que vejo uma homenagem no dia da morte de uma pessoa. Geralmente, é no dia do aniversário, ou no dia em que ela fez alguma coisa importante”, disse.

Em tom provocativo, ele também questionou a legitimidade do golpe de 1964 e minimizou a repressão. “Que golpe foi esse em 64? O povo saiu às ruas pedindo que os militares assumissem o poder com medo do comunismo. O Congresso votou e elegeu Castelo Branco, que golpe foi esse?”, discursou.

A fala gerou reações imediatas. Zanatta respondeu que a história da cidade não deve ser reescrita por quem “nega a história do próprio país”. Ele ainda recomendou que o vereador assista ao documentário Higino Pio: Verdade Revelada, produzido com recursos da Lei de Incentivo à Cultura.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress