Rede municipal de Salvador retorna com aula inaugural no Imbuí
Este ano será marcado por diversas ações na rede municipal de ensino de Salvador, a exemplo do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Educação Esportiva e Busca Ativa para combate à evasão escolar.
As iniciativas foram apresentadas pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), durante a aula inaugural que marca o início do ano letivo nas 421 escolas municipais, ocorrida no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Castro Alves, na Boca do Rio, nesta segunda-feira (6).
Citando investimento em infraestrutura e material didático, o prefeito se mostrou bastante confiante para a retomada das aulas de forma plena, após o período de pandemia. “Estamos iniciando mais um ano letivo, e vamos avançando com grandes intervenções na infraestrutura, além de alterações na proposta pedagógica, com a digitalização da educação, novo fardamento, kit escolar e material de estudo. Além disso, contratamos mais de 1.500 professores entre concursados e Reda (Regime Especial de Direito Administrativo) nos últimos anos, buscando melhorar ainda mais a oferta de educação no município”.
De acordo com o secretário Thiago Dantas, há um intenso trabalho de preparação para o ano letivo que envolve desde as questões pedagógicas até as de infraestrutura escolar. “Todas as atenções estão voltadas para acolher nossos alunos e comunidade escolar nesta volta às aulas. Nossas equipes vêm trabalhando tanto no aprimoramento pedagógico e do ensino/aprendizagem, quanto em equipar as unidades, adquirir e distribuir materiais e fardamento para os alunos, bem como preparar infraestrutura”, afirma.
Ações – A rede municipal de ensino de Salvador conta com as seguintes iniciativas em 2023:
- Fardamento – Camisa gola polo, regata, bermuda de helanca (Educação Infantil) e calça tactel (Ensino Fundamental I e II).
- Brinquedos para a Educação Infantil – Bonecas, carrinhos, caminhões, fantoches, telefone sonoro, conjunto de praia, entre outros.
- Mobiliário escolar – Conjuntos escolares para alunos e professores.
- Kit escolar – Pasta com materiais escolares de uso pessoal do aluno, diferenciados por segmentos (Educação Infantil de 0 a 2 anos, Educação Infantil de 3 a 5 anos, Fundamental I, Fundamental II e EJA) e respeitando as necessidades de cada fase do desenvolvimento cognitivo.
- Busca Ativa – Com o objetivo de levar os alunos faltosos de volta ao ambiente escolar, a busca ativa será realizada, através de visitas domiciliares, para identificar os motivos da ausência dos alunos e a partir disso garantir a permanência e a recuperação das aprendizagens.
- Tablets e chromebooks – Estão sendo distribuídos para alunos e professores equipamentos digitais para uma educação mais conectada. Cada aluno recebe um tablet e cada professor um chromebook, ambos equipados com pacote de dados e sistema próprio. A distribuição é feita no âmbito do Programa de Educação Digital, que visa ampliar a conectividade dos alunos, reduzir a infrequência, o abandono escolar e melhorar o rendimento.
- Ambiente Virtual – A rede municipal de Educação conta com uma nova ferramenta tecnológica que vai contribuir para que a capital baiana avance ainda mais na qualidade do ensino. Trata-se da Plataforma Educacional Inteligente, um ambiente virtual de aprendizagem que será utilizado nos tablets e chromebooks entregues pela Prefeitura aos alunos e professores, respectivamente.
- Educação Esportiva – O projeto visa oferecer aos alunos da rede municipal atividades recreativas e esportivas de caráter lúdico por meio da realização de oficinas de basquetebol, jogos populares, jogos com aparelhos, expressão corporal, capoeira, handebol e futebol, Judô, entre outros.
- Grêmio Estudantil – O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. O grêmio permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. É também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos, promovendo e estimulando a participação política e crítica dos alunos no cenário da educação pública de Salvador.
- Materiais Nossa Rede – Materiais didáticos construídos de forma colaborativa entre professores, coordenadores e gestores apoiados por consultorias especializadas conforme o segmento, a exemplo de livros, materiais de apoio, diários de classe, entre outros.
- Novas unidades escolares – Estão em obras 15 unidades de ensino (três Cmeis e 12 escolas municipais), com previsão de entrega em 2023 e 2024 e que somam 5,9 mil vagas.
- Melhorias de infraestrutura – No primeiro semestre de 2023, iniciam-se as seguintes obras: 33 reformas e ampliações; 31 salas de Atendimento Escolar Especializado (AEE), oito unidades de reconstrução/construção e 80 coberturas de quadras, que beneficiarão 40,5 mil alunos no total.