Reconhecimento Facial ajuda na prisão de 780 criminosos na Bahia

 Reconhecimento Facial ajuda na prisão de 780 criminosos na Bahia

Foto: Divulgação

Compartilhe

Subiu para 780 o número de criminosos capturados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), após a tecnologia ajudar na localização de três suspeitos, entre a manhã da terça-feira (18) e da quarta (19), em Salvador.

O alerta mais recente aconteceu nesta manhã, quando um homem com mandado de prisão pelo crime de extorsão mediante sequestro, expedido pela 5ª Vara Criminal de Salvador, passou por um dos pontos monitorados pela pasta.

Rapidamente equipes de prontidão no Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da SSP acionaram guarnições da 50ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Sete de Abril), que ajudaram na identificação e condução do suspeito para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).

Já na terça, por volta das 9h45, um alerta de 94% de similaridade com as imagens disponibilizadas pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou um  homicida que andava por um dos bairros da região central da capital. Rapidamente ele foi encontrado com a ajuda de equipes da 48ª CIPM (Sussuarana) e levado para a Polinter.

Menos de duas horas depois, um novo chamado. Desta vez,  95% de concordância apontou a presença de um assaltante com mandado de prisão oriundo da 2ª Vara Criminal, Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, e Execução de Medida Protetiva de Alagoinhas andando livremente.

Ele foi localizado por equipes da 13ª CIPM (Pituba) e conduzido para a delegacia, onde teve a ordem judicial cumprida.

Somente em 2023 a ferramenta ajudou na captura de 206 foragidos da Justiça.